quinta-feira, março 19

Obama anuncia plano de apoio às micro e pequenas empresas




   Fontes governamentais afirmam que o presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou esta segunda feira um plano para reativar o credito destinado às micro e pequenas empresas. O programa usará fundos retirados a verba de 730 milhões de dólares destinada às pequenas e micro empresas incluído no pacote de estímulo fiscal de quase 790.000 milhões de dólares aprovado no mês passado.

   “O mercado de crédito para as pequenas empresas está completamente congelado”, afirma Austan Goolsbee, assessor econômico de Obama, em uma entrevista para o canal Fox News. E ainda diz, “Tentaremos reanimá-lo com uma intervenção direta”
O programa vai reduzir as taxas de empréstimos públicos e ampliará as garantias de pagamento do que o governo através da Agência da Pequena Empresa (em inglês, SBA) até 90% do valor do empréstimo. Antes do programa, essas garantias cobrem 85% para créditos de menos de 150.000 dólares e 75% para empréstimos maiores.

   Com essa ampliação da cobertura, o governo pretende diminuir o risco para os bancos de uma possível suspensão de pagamento por parte do empresário e incentivá-los a emprestar mais.

   “As pequenas empresas são o motor de crescimento na economia”, afirma Christina Romer que dirige o Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca, em uma entrevista à cadeia NBC. “Estamos a fazer muito para ajudar os bancos e os proprietários de habitações. As pequenas empresas e micro também necessitam de apoio.” Ainda acrescenta Christina. A economista explicou que o mercado secundário de dívida das pequenas empresas e micro “virtualmente desapareceu”. Os bancos usaram esse mercado para vender os empréstimos a investidores e com esse dinheiro concediam mais credito.

   “Uma das medidas que anunciaremos é um programa destinado a restabelecer esse mercado”, concluiu Christina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário