sexta-feira, março 20

Obama envia mensagem de conciliação ao Irã


            O presidente norte-americano, Barack Obama, enviou um vídeo ao Irã com o objetivo de enviar incentivar a busca por uma solução para as divergências entre os dois países e superar décadas de desconfiança e animosidade mútuas.

            O discurso, o mais importante em política externa feito ate o momento por Obama como presidente, foi gravado hoje (20/03) por ocasião do Nowruz, ou “novo dia”, que marca a chegada da primavera no hemisfério norte. Uma versão do vídeo com legendas foi distribuída às agências de notícias da região.

            Obama explicou que seu governo esta disposto a buscar de “laços construtivos” com a república islâmica e que Teerã pode assumir seu lugar de direito no mundo se renunciar ao "terrorismo" e abraçar a paz. "Meu governo está comprometido com a diplomacia no que concerne a um amplo espectro de questões diante de nós, e para buscar laços construtivos entre os Estados Unidos, o Irã e a comunidade internacional", diz Obama. Por quase três décadas, as relações entre nossos países foram tensas", observou o presidente. "Mas neste feriado somos lembrados da humanidade que nos une." Os dois países não mantêm relações diplomáticas desde 1980.

            “Os EUA querem que a República Islâmica do Irã assuma seu lugar de direito na comunidade de nações”

            Apesar do discurso do presidente americano sinalizar claramente que seu governo reconhece o Irã como um possível parceiro de negociação e deixou claro que Obama tirou da mesa a opção militar como forma de impedir o Irã de eventualmente obter armas nucleares. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.

Nenhum comentário:

Postar um comentário